Quem sou eu

Minha foto
curitiba, paraná, Brazil
ARQUITETOS Projetos arquitetônicos e de interiores e execuções residenciais e comerciais.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MATÉRIA PARA A REVISTA VIVER BEM - GAZETA DO POVO - RESPOSTA AO LEITOR

Projeto 3D/ Lívia Guimarãe
Projeto 3D/ Lívia Guimarães / O projeto em 3D mostra a proposta dos arquitetos Conrado Lourenço e Deborah Guedes para a sala de Antonia SantanaO projeto em 3D mostra a proposta dos arquitetos Conrado Lourenço e Deborah Guedes para a sala de Antonia Santana

Conheça uma sugestão de sala de estar para toda a família

Leitora está prestes a se mudar e sonha com uma sala confortável e espaçosa. Conciliar os diferentes gostos dos membros da casa é um dos desafios dos arquitetos convidados a propor um projeto.
A dona de casa Antonia Santana está de mudança, até o fim do mês, para a tão aguardada casa própria, com o marido e filhos. Por enquanto, apenas a cozinha está pronta. Os demais cômodos ainda estão sendo mobiliados e decorados aos poucos.
No caso da sala, ela sonha com um espaço aconchegante para toda a família, onde possam se reunir e assistir à televisão. O espaço, de 7,84 m², ainda está cru, à espera de um projeto. “Só um arquiteto para organizar os móveis aqui. Não sei onde cada coisa deve ficar e ainda assim ter lugar para todos”, diz Antonia.
Os tons preferidos da dona de casa são osnudes e os pasteis. Os filhos, por outro lado, se identificam com cores mais vibrantes. Para ela, o ideal seria conciliar os gostos de forma harmoniosa. Um sofá de canto também está entre as suas vontades. A sala tem uma janela de esquadria de alumínio de 1,15 m x 1,15 m, que dá vista para o jardim da casa. O piso e o rodapé são de cerâmica clara.
 (Arquivo pessoal)
Otimizando o espaço
O desafio dos arquitetos Conrado Lourenço e Deborah Guedes foi distribuir os móveis sem perder espaço. A localização do ponto de luzfoi um dificultador e a solução foi colocar a tevê sobre um móvel de demolição – bem compacto, com apenas duas gavetas –, na parede oposta à janela. O ponto elétrico foi deslocado até lá e, para esconder a fiação, optou-se por um painel de madeira.




sofá, em tecido chamois, foi colocado embaixo da janela e totalmente de frente para a televisão, ampliando a área de circulação. O móvel tem dois lugares e uma chaise – que pode acomodar mais duas pessoas.
Para a janela, a sugestão é uma persiana romana, na cor branca. O acabamento em gesso permite que ela seja embutida. Considerando as medidas da sala, os arquitetos propõem, para o centro, um móvel baixo que serve como bandeja. O papel e os adesivos de parede conferem charme à sala.
No caso do teto, a recomendação é pintá-lo de branco brilhante, para criar a sensação de amplitude. Para completar, uma luminária de três lâmpadas direcionáveis. O toque especial fica por conta do cachepô de vidro – elaborado com casca de árvore e dracena vermelha –, que pode ser colocado ao lado da tevê. Os arquitetos sugerem ainda que o corredor que liga a sala à cozinha seja fechado por uma porta de MDF.
A execução custaria em torno de R$ 5,6 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário