Quem sou eu

Minha foto
curitiba, paraná, Brazil
ARQUITETOS Projetos arquitetônicos e de interiores e execuções residenciais e comerciais.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MATÉRIA PARA A REVISTA VIVER BEM - GAZETA DO POVO - RESPOSTA AO LEITOR

Projeto 3D/ Lívia Guimarãe
Projeto 3D/ Lívia Guimarães / O projeto em 3D mostra a proposta dos arquitetos Conrado Lourenço e Deborah Guedes para a sala de Antonia SantanaO projeto em 3D mostra a proposta dos arquitetos Conrado Lourenço e Deborah Guedes para a sala de Antonia Santana

Conheça uma sugestão de sala de estar para toda a família

Leitora está prestes a se mudar e sonha com uma sala confortável e espaçosa. Conciliar os diferentes gostos dos membros da casa é um dos desafios dos arquitetos convidados a propor um projeto.
A dona de casa Antonia Santana está de mudança, até o fim do mês, para a tão aguardada casa própria, com o marido e filhos. Por enquanto, apenas a cozinha está pronta. Os demais cômodos ainda estão sendo mobiliados e decorados aos poucos.
No caso da sala, ela sonha com um espaço aconchegante para toda a família, onde possam se reunir e assistir à televisão. O espaço, de 7,84 m², ainda está cru, à espera de um projeto. “Só um arquiteto para organizar os móveis aqui. Não sei onde cada coisa deve ficar e ainda assim ter lugar para todos”, diz Antonia.
Os tons preferidos da dona de casa são osnudes e os pasteis. Os filhos, por outro lado, se identificam com cores mais vibrantes. Para ela, o ideal seria conciliar os gostos de forma harmoniosa. Um sofá de canto também está entre as suas vontades. A sala tem uma janela de esquadria de alumínio de 1,15 m x 1,15 m, que dá vista para o jardim da casa. O piso e o rodapé são de cerâmica clara.
 (Arquivo pessoal)
Otimizando o espaço
O desafio dos arquitetos Conrado Lourenço e Deborah Guedes foi distribuir os móveis sem perder espaço. A localização do ponto de luzfoi um dificultador e a solução foi colocar a tevê sobre um móvel de demolição – bem compacto, com apenas duas gavetas –, na parede oposta à janela. O ponto elétrico foi deslocado até lá e, para esconder a fiação, optou-se por um painel de madeira.




sofá, em tecido chamois, foi colocado embaixo da janela e totalmente de frente para a televisão, ampliando a área de circulação. O móvel tem dois lugares e uma chaise – que pode acomodar mais duas pessoas.
Para a janela, a sugestão é uma persiana romana, na cor branca. O acabamento em gesso permite que ela seja embutida. Considerando as medidas da sala, os arquitetos propõem, para o centro, um móvel baixo que serve como bandeja. O papel e os adesivos de parede conferem charme à sala.
No caso do teto, a recomendação é pintá-lo de branco brilhante, para criar a sensação de amplitude. Para completar, uma luminária de três lâmpadas direcionáveis. O toque especial fica por conta do cachepô de vidro – elaborado com casca de árvore e dracena vermelha –, que pode ser colocado ao lado da tevê. Os arquitetos sugerem ainda que o corredor que liga a sala à cozinha seja fechado por uma porta de MDF.
A execução custaria em torno de R$ 5,6 mil.


BANHEIRO INTIMISTA - MORAR MAIS POR MENOS 2011 - FOTOS DE RODRIGO WYPYCH

    
A IDEIA PRINCIPAL FOI CRIAR UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR, COM O 
DESTAQUE PARA A MADEIRA APARENTE E A VEGETAÇÃO 
REAL OU SIMPLESMENTE ESTAMPADA.


CUBAS ESPECIAIS APOIADAS EM SUPORTE FEITO 'IN LOCO' 
DE PORCELANATO, PARA SEREM UTILIZADOS EM CONJUNTO 
COM AS TORNEIRAS DE PISO COM MISTURADORES MONOCOMANDO.


ESPELHOS INDIVIDUAIS AMPLIAM O ESPAÇO.


DETALHE DOS ESPELHOS E O EFEITO DUPLICADOR.


DESTAQUE PARA O NICHO EM PASTILHA DE VIDRO, COM UMA RIPSALIS E AO CENTRO ASPARGOS.


DESTE LADO UMA JIBOIA E ASPARGOS PLUMOSOS AO FUNDO.